sexta-feira, 12 de setembro de 2008

oficina Brand-à-Porter na Udesc

dia 25, das 14 às 17h45, realizaremos uma oficina de comunicação sensorial no VI Encontro de Moda e II Ciclo de Moda, Mídia e Arte na UDESC, que acontece entre 23 e 26 de outubro.
a programação completa, que traz a figurinista da TV Globo, Luciana Buarque, o estilista Ronaldo Fraga, e mais, está em www.ceart.udesc.br.
o evento é gratuito e aberto ao público.

comunicação sensorial trazendo alma e arte para o marketing de moda

aplicação da comunicação sensorial na arquitetura de marca em toda a sua amplitude – desde os parâmetros para desenvolvimento de produto, passando pela comunicação da marca até a exposição e apreciação da mesma, junto ao consumidor alvo para criar vínculos emocionais atemporais.

tradução dos conceitos metafísicos de marca e produtos para informações sensoriais.


abordagem

comunicação sensorial

definição, aplicação e resultados.

cases de comunicação sensorial em diferentes segmentos.

moda sensorial

comunicação sensorial aplicada a moda para conceito de marca, de campanha, desenvolvimento de produtos, peças de divulgação e ações de experimentação.

cases de moda sensorial.

comunicação sensorial X publicidade X artes

criações de arte e design como comunicação de vivências, produtos e marcas reais.


lista de materiais

papel

lápis

retalhos de tecidos

linha

agulha

tesoura

uma peça de valor emocional (pode ser fotografia, roupa, um aroma etc)


turma
20 alunos

logo cinematerna

brisa gelada e chuva que cai aqui em Florianópolis, lembrei de um movimento cinéfilo que acompanhei nascer e crescer na lista materna_sp, de gestantes, mães e/ou simpatizantes a favor de relações humanizadas, da maternidade ativa, do parto domiciliar, de sling em vez de carrinho, de peito insubstituível por uma chupeta ou mamadeira.

o CineMaterna começou porque a Irene Nagashima sentia falta de ir ao cinema após o nascimento do primeiro filhote. encorajada pelas colegas de lista de discussões, ela e outras 10 mães com seus pequeno, entre 20 dias e 4 meses de idade, foram à primeira sessão de cinema, em fevereiro de 2008.

a sessão ganhou o nome de CineMaterna e após alguns meses, o grupo foi acolhido pela rede de cinemas, que reconhecendo o valor desta iniciativa, lançou em agosto de 2008 a estréia oficial da 1ª sessão amigável para bebês.

nos apaixonamos pela logo que sintetiza a proposta de entretenimento adulto incluindo a presença da cria, a convivência harmoniosa entre a personalidade materna e o desenvolvimento do filhote.

“o desenho foi elaborado à mão livre por Caius Maga e remete à idéia de uma poltrona de cinema vista de costas, onde aparecem as cabeças da mãe e seu bebê. a poltrona é o coração, que traz referências ao modo como os bebês são carregados, tanto fisicamente (alusão aos slings e amamentação), quanto emocionalmente (amor, carinho, segurança e conforto).”

diariamente, a idéia tem ganhado mídia, investimento, espaço e, o principal, adeptas. torcemos agora para que ela se realize em outras cidades.
sobre as etiquetas durantes as sessões e mais informações, vá direto na fonte www.cinematerna.com.br


Vânia Toledo e sua Nhá Chica

em tempos de tecnologia digital, maquiagens milagrosas e super retoques, embora tenhamos movimentos como o da pinhole, máquina fotográfica sem lente que é basicamente uma caixa onde não penetra luz a não ser pelo furo pequenino que funciona como o espaço onde deveria estar a lente, Vânia Toledo é dos poucos exemplos de fotógrafa documental despida de artimanhas mecânicas.

na exposição Diário de Bolsa, que acontece ate 26 de outubro na Pinacoteca do Estado, em São Paulo, Vânia apresenta 150 imagens tiradas com uma câmera amadora Yashica, que Gilberto Gil apelidou de “Nhá Chica”, nos últimos 30 anos.

a imperfeição das imagens de Vânia enriquece seus flagrantes, aproxima quem vê de quem ficou registrado, simplifica figuras notórias brasileiras. sem pretensão, ela registrou lindamente memórias triviais.

de Tóquio a Monteiro Lobato

a partir da próxima semana, a querida amiga Erica Mizutani vai compartilhar suas delicadas texturas, personagens femininas e seres imaginários na exposição Traços Orientais em São José dos Campos, interior de São Paulo.

os 16 trabalhos de acrílica sobre tela, com tamanhos variados, misturam a vivência no Japão, onde conheceu Tóquio, Osaka, Tenri e Nara, aos quatro anos em que morou em Monteiro Lobato, município rural, no Vale do Paraíba, há cerca de 130 km de São Paulo.

além das telas, Erica, que é artista plástica, cria também ilustrações para livros infantis e de poesias, material gráfico, e incríveis pintura em paredes, para as quais ela tem o talento de captar o ritmo do ambiente e a personalidade do cliente para elaborar pinturas, texturas ou estampas em paredes de quartos, salas e até mesmo de ambientes comerciais.

somos fãs e se conferires as imagens no site da mocinha também iras ficar.
nosso sonho de consumo é um trabalho parceiro com a Erica em breve!

exposição Traços Orientais, de Erica Mizutani
de 18 a 27 de setembro de 2008
local Colégio Poliedro
endereço Rua Maria Demétria Kfuri, 700, Jd. Esplanada, São José dos Campos
horário Das 8h às 17h
informações (12) 3942-2271

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

pastilhas de capuccino e mais

como boas chocólatras e provocadoras dos sentidos que somos, descobrimos tcho primeiro pela composição orgânica que resulta no aroma e no sabor.

daí veio o background: do cuidado com a manufatura dessa delícia, desde a escolha das fazendas de plantio de cacau, passando pela política com produtores até o processamento e a embalagem reciclada para entrega ao consumidor, tcho é dos melhores exemplos de branding real e com sabor inacreditável.

infelizmente, a empresa de São Francisco só entrega nos Estados Unidos por enquanto.

mas aqui no Brasil temos a Nugali, de Pomerode, uma das únicas marcas no Brasil a fabricar seu próprio chocolate.

produto perfumado, cuidado, pra ser apreciado sem pressa.

o chocolate ao leite possui 45% de cacau, os amargos 60%, 70% e até 80% de cacau, o que equivale ao padrão dos chocolatiers mais tradicionais do mundo como belgas e suíços.

a gente aqui é fã das pastilhas para capuccino. e está feito o convite pra um café aqui no nosso espaço!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

somos orbitantes

há quase um mês, estivemos em Pomerode a convite da querida diretora do Orbitato, Celaine Refosco, para prestigiar a primeira edição do Diálogos Criativos, inaugural com o criador de moda Ronaldo Fraga; com a professora da FAAP e Coordenadora Pós-Graduação Orbitato, Sandra Harabagi; com o empresário da Maré Cheia e recém-empossado presidente do SCMC, Jaison Bogo; e com a diretora comercial da Cativa, Cátia Maria Sprung.

a experiência foi curiosa e rica por diferentes aspectos.
mesmo acelerando de Florianópolis a Pomerode, o caminho sinuoso vai preparando o corpo e a cabeça para um ambiente, uma troca e um ritmo diferentes. a arquitetura enxaimel, o cheiro de orvalho, o movimento das ruas de paralelepípedo, o silêncio.

Cátia era a única pomerana. todos os demais participantes, cerca de 30 pessoas, vieram de outras cidades e até Estados para participar do que foi um papo entre profissionais de áreas diversas de um mesmo segmento, trocando informações, vivências, impressões.

ao final do bate-papo oficial, conversamos informalmente com Ronaldo :: que admiramos pela moda social, poética, artsy e folclórica ::, ele de BH e nós de Floripa, conhecidos de década, concluímos que essa imposição da pós-modernidade de se ter de estar em metrópoles para uma produção, exposição e reconhecimento efetivo de sapiência e arte está definitivamente obsoleta.

somos a favor de realizar onde quer que seja, da preciação do mundo com sentido mais apurado e mais profundidade, da verdade na criação de produto e comunicação do mesmo, de herança e de cuidado com o futuro.
e no mais, o que seriam dos notórios criadores e pensadores antigos e modernos encafifados em cidadelas e ainda offline?

Orbitato se define como um Instituto de Estudos, portanto de encontro, em arquitetura, moda e design e suas relações prementes: qualidade ambiental, social e cultural, a partir das habilidades: criar, gerir e produzir. propõe-se como espaço integrador entre as áreas e os diferentes aspectos do conhecimento, das estruturas sociais, das instituições e de pessoas. e trabalha por isso, aceitando todas as parcerias alegres e construtivas.
conheça detalhes do projeto e dos cursos direto no website e no blog www.orbitato.blogspot.com.

Michel Mafessoli em Santa Catarina

somos encantadas com o projeto Santa Catarina Moda Contemporânea – SCMC, pela possibilidade de integração entre a na comunidade acadêmica e o mercado. o objetivo é trazer o frescor criativo dos estudantes para a indústria que por sua vez proporciona vivência profissional para esses futuros profissionais.além das atividades institucionais que envolvem o desenvolvimento do projeto anualmente, o conselho do SCMC oferece atividades gratuitas e abertas ao público.

hoje a partir das 19hs, em Blumenau, o sociólogo professor da Sorbonne, Michel Maffesoli, trata do papel da moda dentro da sociedade pós-moderna a partir de seu artigo “Le devenir mode du monde”, publicado na revista Metaphysique de La Mode, editada pela Universidade de Bruxelas.

terça, a partir das 19h30, ele apresenta a conferência "O ritmo da vida na pós-modernidade: o reencantamento do tempo”, no Centro de Eventos da UFSC. a conferência é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC e pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Enfermagem, Quotidiano, Imaginário e Saúde de Santa Catarina (NUPEQUIS-SC).

Mafessoli discute a contemporaneidade de forma provocativa, levantando questões da pós-modernidade, suas nuanças que se mostram no dia-a-dia das relações sociais. aborda temas como a formação de tribos, a violência, a solidariedade orgânica, a efervescência social, a tecnosocialidade, a força da imagem e do imaginário, a ética da estética e dos afetos. reflete também sobre o mundo dos shoppings, dos reality shows, sobre as paradas gays, o uso dos piercings e tatuagens, os blogs, grafites, a tecno music e as raves.

dicas da semana: Palco Giratório

conforme prometido, seguem as dicas da Oraide para o Festival Palco Giratório 2008 esta semana:


12.09

Sonora Brasil Coral Madrigal Paidéia de Curitiba, projeto que este ano presta homenagens aos 50 anos de morte do maestro Heitor Villa-Lobos.

Sesc Prainha


13.09

O Coração Delator, Trilogia Lugosi - Renato Turnes e Jefferson Bittencourt (SC)

Sesc Prainha


15.09

Das saborosas aventuras de Dom Quixote..., Teatro que Roda (GO)

rua Trajano, centro da cidade


16.09

A ponto de partir, de Maria Carolina Vieira e Heloisa Marina (SC)

Sesc Prainha



programação completa no Sesc-SC. e aqui no blog, dicas semanais.

beijo. quem sabe nos esbarramos por lá!