sexta-feira, 16 de maio de 2008

adorável Marjane


como a vida não se resume a garotas urbanas apaixonadas por sapatos, me encantei com outra personagem, real diga-se: Marjane, a protagonista de Persépolis.
o filme animado é inspirado nos quadrinhos autobiográficos de Marjane Satrapi em parceria com Vincent Paronnaud, que juntos também roteirizaram e dirigiram o longa.
pela refinada ironia e doce revolta, Marjane me lembra a Mafalda de Quino.
a garota iraniana vive duas revoluções na trajetória relatada aqui, uma políco-social-religiosa, a islâmica no Irã, e outra pessoal, a da adolescência já na Europa Ocidental. tudo sem desistir do sonho de ser profetisa.
na trajetória, a romancista gráfica ainda descobre Michael Jackson, o movimento punk, ABBA.

www.persepolis.com

direção: Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud
roteiro:
Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud
elenco:
Sean Penn, Catherine Deneuve, Gene Rowlands, Iggy Pop

Acessório SatC - o filme


o acessório mais repetido, ou único repetido por Carrie, em Sex and The City, O Filme, é o cinto punk rock marcando cintura cinquentinha sobre vestidos femininos.
há cerca de cinco anos, comprei um muito parecido (uma tira de couro com tachinhas sem fivela) numa feira em São Paulo e sempre que uso (coincidindo com o styling de Patricia para o filme pra não ficar caricato), levo aquele olhar de incompressão do porteiro do prédio da Brand-à-Porter e da recepcionista da escola do meu filho.
vou enviar a eles convites pra estréia do filme.

ps: Sarah Jessica bebe chá com o pacotinho ainda dentro da xícara.