segunda-feira, 17 de novembro de 2008

as novas tribos do consumo


estudar as tribos de consumo é fundamental para estabelecermos estratégias para nossos clientes. hoje, saber que o consumidor de determinado produto pertence à classe A, tem entre 18-25 anos, é predominantemente do sexo feminino, já não é mais suficiente.

de olho nestas informações, descobrimos um estudo recente feito pela agência de publicidade Young & Rubicam. a pesquisa é realizada a cada dois anos, e 350 mil pessoas são entrevistadas. segundo a pesquisa, o mundo todo resume-se a sete tipos de consumidores:

“mainstreamer” – é fiel a marcas tradicionais e prioriza a segurança e a família – é predominante em 42 países. no Brasil representa 26% da população.

“aspirer” – é o consumidor materialista, que busca status, ostenta marcas (mesmo que não tenha dinheiro para isso). essa tribo representa 24% da população.

“succeeder” – é empreendedor, compra menos, não gosta de exibir grifes, mas escolhe o melhor. ele representa 19% da população.

“explorer” – é o rótulo dado ao público inquieto, aberto a novidades e jovem de espírito, seja de 18 ou 60 anos. representa 10% da população.

“reformer”- é intelectual, o menos materialista de todos os perfis, opta por produtos político e ecologicamente corretos. representa 9% da população.

“resigned” - avesso a inovações e tecnologia, preocupa-se em preservar as raízes. representa 6% da população.

“struggler”- não acredita nas instituições, em propaganda e consumo, é imediatista, e sua compra está relacionada ao preço e a uma gratificação instantânea. também representa 6% da população.

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para sua próxima campanha de inverno 2009, a marca Forum decidiu trabalhar com uma das tops mais cobiçadas do mercado, Kate Moss. Tufi Duek fez questão de negociar tudo pessoalmente. o acordo firmado depois de três meses, terá participação de apenas um brasileiro na equipe, Giovanni Bianco. as fotos serão feitas no mês de dezembro, em Nova York, pelas lentes do fotógrafo inglês David Sims.