quinta-feira, 10 de julho de 2008

eve, matisse, lomo, hockney, ufa!

de quando em vez, minhas memórias visuais misturam e conectam lembranças, idéias e referências.

hoje estávamos discutindo uma instalação sensorial que projetamos em parceria com a cenógrafa Eve Lise Machado para um evento.

obra definida.

pensamos, então, que ela precisava de um nome e em que referências iríamos atribuir a ela.

boa essa sensação.

não tínhamos referências, se tratava de um verdadeiro processo de criação. foi quando esmiuçando uma textura, me vieram os azuis de Matisse (Henri); Hockney(David) e as possibilidades diversas de suas superfícies líquidas. imediatamente revi as pinturas de ambos e desconstruções do segundo que tínhamos aqui no banco de refs. eis que me levou ainda mais longe: às exposições lomo. comparem. depois desenvolvo.

beijo

guerrilheiros tupiniquins?

semana passada circulando em são paulo, passei por um canteiro coberto por escassos tufos de grama verde onde estava resumido o posicionamento sócio-eco-engajado na placa de identificação: Adidas patrocina esse espaço.

lembrei imediatamente da minha rápida passagem por Londres em maio em que presenciei vários sinais dos grün, traduzindo os guerrilheiros jardineiros de quem a Adidas se apropriou do conceito e só reinterpretou a inspiração real usando a língua matriz.

por aqui a idéia se restringe as páginas de revistas. e a ação a comentar a idéia.

sensoriais que somos, lamentamos e não desistimos de trazer mais movimento as propostas puramente visuais.

beijo

quarta-feira, 9 de julho de 2008

more intelligent life

viciamos nas edições especiais more intelligent life da The Economist.

junto com a monocle, das prediletas contemporâneas internacionais que aguçam os sentidos com conhecimento de ideias sociais, de bem-estar, consumo, artes, letras.

os sites de ambas sempre trazem uma amostra das edições, mas são dessas publicações que valem colecionar.

moda para sentir

a visão e o tato são explorados a exaustão quando o assunto é moda, texturas, tecidos, padronagens, cores. a comunicação sensorial desfilou na passarela de verão 2009 da Cori que inspirada pelos índios Navarros usa cones metálicos e barulhentos pendurados para exercitar a audição da platéia. Alguns países já possuem características parecidas, como as pulseiras com guizo da índia, e as tiaras, cintos e braceletes das vestimentas árabes.

Reinaldo Lourenço com acabamentos em pérolas e a Néon com o vestido todo de canutilho exploraram a mesma idéia para buscar a atenção além dos olhos. Eis que atrair mais que olhares é finalmente uma possibilidade na moda nacional.

e não estamos falando de linhas de produtos complementares - como a cosmética, acessórios, aromas etc -, estamos falando de vestir e não usar. que esse deleite para os sentidos se estenda também para a comunicação das marcas. a gente agradece e se coloca a disposição para criar.

serial shopper

Sex and the City - O filme ainda está em cartaz e já se aguarda com ansiedade o próximo it movie fashionista nas telonas. Confessions of a Shopaholic é baseado nos livros de Sophie Kinsella, que contam as histórias de Becky uma jornalista econômica que não pode ver liquidações e vive enrolada com suas próprias finanças. o perfil consumista é só a premissa para que Patricia Field, a mesma de O Diabo Veste Prada e conhecida como a quinta estrela de SATC, brinque de criar looks desejo e expor de um jeito único peças que, talvez sem sua varinha, jamais notaríamos.

enquanto esperamos Confessions do filme ainda sem previsão no Brasil, não perdemos o link com a consultoria hiper realista de Patricia. ela está no ar com o seriado Cashmere Mafia e Eric Daman, seu assistente de figurino em SatC entre 1999 a 2001, assina o styling de Gossip Girl.

moda in motion

a dupla de designers têxteis, Harriet Wallace Jones e Emma Sewell, conhecida por seus mantos e cachecóis com estampas geométricas exclusivas e cores vibrantes verão uma amostra de suas criações circulando por Londres, literalmente, a partir de setembro. uma variação de estampas e cores dos acessórios será apreciada pelos usuários de transporte públicos londrino, já que as duas meninas são responsáveis pelo novo estofamento dos assentos dos trens elétricos da cidade.

do transporte público londrino para o elitista no Brasil, onde Adriana Barra emplaca mais uma ação de co-branding significativa: a Mitsubishi convidou a estilista para protagonizar o comercial do novo Mitsubishi Outlander, um carro com projeto especialmente desenvolvido para o estilo de vida feminino. recentemente, Adriana, também conhecida pelas estampas diferentes e com cores vibrantes, havia criado uma edição de produtos de decoração estofados para a Micasa.