quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

o poder dos sentidos


na última edição da revista HSM Management saiu uma matéria sobre o poder do marketing sensorial, estratégia essa que adotamos para muitos de nossos clientes. gostaríamos então de compartilhar alguns trechos que achamos bem interessantes com vocês. os depoimentos são do vice-presidente de marketing da DMX, Brian Mckinley, ele expõe dados instigantes sobre essa transformação que o marketing vem sofrendo. a DMX é hoje a organização líder em marketing sensorial.


“no ritmo de vida atual, uma pessoa comum vê mais de 3 mil anúncios publicitários por dia"


nesse verdadeiro emaranhado, somente as experiências reais que envolvem mais de um sentido se destacam”


“as pessoas se lembram de mais ou menos 20% do que ouvem. Se ouvem e vêem, o nível de recordação aumenta para 80%”


“as imagens, os sons e os odores estimulam não apenas os sentidos, como também fortes recordações, elementos-chave na construção de uma “personalidade”para cada marca”


“usar os sentidos para definir o espaço de um negócio deixou de ser desejável para se tornar imprescindível”


“atualmente na verdade o marketing “é”a experiência”


“alguns especialistas em marketing vão muito além: aconselham reduzir em 20% o orçamento de relações públicas e publicidade e destinar esses recursos à criação de experiências”


“no longo prazo, a chave do sucesso é oferecer uma experiência inesquecível após a outra”. em outras palavras, poderíamos dizer que as empresas tradicionais se dedicam a vender produtos, enquanto os futuros gigantes promovem experiências”


“o segmento de consumidores de 18 a 30 anos é um dos mais cobiçados por quase todas as empresas. o caminho mais curto para atingir esse segmento é a música. a música afeta o humor e o humor afeta o comportamento”


“o que os clientes vêem, escutam e cheiram afeta não apenas sua maneira de agir, como também suas emoções, sua memória e sua conexão com a marca ao longo do tempo”