quarta-feira, 17 de setembro de 2008

dossiê mtv

ontem teve apresentação do Dossiê Universo Jovem aqui em Floripa, o tema da quarta edição de seu estudo é a relação do jovem com o meio ambiente. o universo pesquisado pelo Datafolha (fase quantitativa, com 2,5 mil entrevistas) e AArtedaMarca (fase qualitativa, coordenação e análise geral), em nove mercados, entre abril e maio deste ano, abrange jovens das classes de A a C, de 12 a 30 anos. o meio ambiente foi um dos temas abordados pelo estudo - entre vários tantos outros aspectos da vida e hábitos dos jovens, enumerados no Dossiê -, e a sustentabilidade foi escolhida como assunto para o filme de 50 minutos montado a partir de entrevistas e exibido no evento da MTV Brasil.

sobre a questão do meio ambiente, o levantamento mostrou que seis entre cada dez jovens não sabem dizer o que é sustentabilidade. ainda, identificou diferentes perfis quanto à maneira de o jovem encarar o seu papel diante da urgência da preservação. chama a atenção a imensa parcela deste público que não está assim tão engajada quanto ao papel importante que cada um tem para a preservação do planeta. os perfis identificados entre os entrevistados dividem-se entre eco-alienados, intuitivos, refratários, teóricos e comprometidos - este último grupo, consciente e que admite fazer o que está a seu alcance, abrange somente 17% do público. ou seja, conforme lembrou Cortella em sua dissertação, há necessidade de se refazer o trabalho de conscientização na mídia. “É preciso criar desejo pela causa; precisamos querer que tudo isso seja querido”, disse , pois há na chamada nova geração toda uma falta de preocupação com as gerações futuras. “O trabalho do Dossiê é nos fazer pensar”, afirmou o escritor.

de acordo com José Wilson Fonseca, diretor superintendente da MTV, o conceito de sustentabilidade já permeia toda a programação da emissora, e a tendência é que esta presença se amplie mais ainda a partir de agora.

tramas cruéis

as experiências criadas por Deborah Colker, envolvendo cenografias curiosas, figurinos integrados e movimentos reveladores, desta vez coloca no palco 17 bailarinos expressando as agruras do amor e todas as nuances possíveis ao tema, sob o título Cruel no Teatro Alfa em São Paulo.

essa evolução da coreografia para um interação sem palavras entre pessoas, ambientes e sons, deve-se muito a trajetória de jogadora de vôlei, estudante de piano que realizou diversos concertos e psicóloga. só a partir de 1980, Deborah começou a dançar, coreografar e dar aulas, para 14 anos mais tarde fundar a Cia.

este ano, ela foi convidada para dirigir a próxima montagem comemorativa dos 25 anos do Cirque du Soleil, cujo tema é o meio ambiente.

Colker é a primeira mulher a comandar um espetáculo da trupe canadense com estréia prevista para abril de 2009, em Montreal.

tramas são recorrentes nos projetos de Deborah, e essa nota foi pensada a partir delas.

em , de 2005, os dançarinos atavam e desatavam imensos trançados e, em Cruel, eles vestem crochês que também revestem a lua cheia cenográfica. Samuel Cirnansck assina o figurino.

sinestesia paraolímpica

falando de sinestesia e arte, fiquei impressionada ao assistir a partida de futebol para deficientes visuais que valeu a medalha de ouro à equipe brasileira masculina nos jogos paraolímpicos de Pequim.

o domínio espacial e a habilidade de expressão corporal são compatíveis e até superiores com movimentos e ações de jogadores aptos em todos os sentidos. espetáculo.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

curiosidade do amanhã e depois

queríamos estar em São Paulo amanhã e depois, quando acontece o Sustente-se, para vivenciar o projeto que envolve intervenções artísticas e ações de guerrilha em vários pontos da cidade e tem como mote a sustentabilidade.


na terça, dia 16, mais de 75 bonecos de plástico desenhados pelo grupo Bijari estarão espalhados em locais como a avenida Paulista e o vale do Anhangabaú. na quarta , dia 17, a ação de guerrilha acontece na praça do Patriarca e no Instituto Tomie Ohtake, entre outros lugares.


a programação completa está no site www.bijari.com.br.

blog e jornalismo

de hoje até dia 19 acontece a 7a. Semana do Jornalismo da UFSC, onde me graduei. a programação tem filmes, minicursos e palestras com profissionais. fiquei curiosa com dois dos assuntos em pauta: a discussão do suicídio como notícia e os limites do jornalismo investigativo. porém, abrindo o Link, caderno de informática do Estadão, nesta segunda-feira, dia 15, encontrei a ótima entrevista com o editor de blogs da BBC, Giles Wilson, e senti que faltou algo do gênero pra discutirmos por aqui. quem sabe, não o fazemos informalmente?

o título da matéria é “acabou o monólogo no jornalismo”. Wilson declara, entre tantas, que “blog e a libertação em que jornal e leitor conversam entre si”; e “as pessoas estão afiando seus instintos jornalísticos. com celulares que fazem vídeos e fotos com alta resolução, elas estão cada vez instigadas a enviar relatos do que viram”.

programação completa em http://www.semanadojornalismo.ufsc.br/