quarta-feira, 17 de setembro de 2008

dossiê mtv

ontem teve apresentação do Dossiê Universo Jovem aqui em Floripa, o tema da quarta edição de seu estudo é a relação do jovem com o meio ambiente. o universo pesquisado pelo Datafolha (fase quantitativa, com 2,5 mil entrevistas) e AArtedaMarca (fase qualitativa, coordenação e análise geral), em nove mercados, entre abril e maio deste ano, abrange jovens das classes de A a C, de 12 a 30 anos. o meio ambiente foi um dos temas abordados pelo estudo - entre vários tantos outros aspectos da vida e hábitos dos jovens, enumerados no Dossiê -, e a sustentabilidade foi escolhida como assunto para o filme de 50 minutos montado a partir de entrevistas e exibido no evento da MTV Brasil.

sobre a questão do meio ambiente, o levantamento mostrou que seis entre cada dez jovens não sabem dizer o que é sustentabilidade. ainda, identificou diferentes perfis quanto à maneira de o jovem encarar o seu papel diante da urgência da preservação. chama a atenção a imensa parcela deste público que não está assim tão engajada quanto ao papel importante que cada um tem para a preservação do planeta. os perfis identificados entre os entrevistados dividem-se entre eco-alienados, intuitivos, refratários, teóricos e comprometidos - este último grupo, consciente e que admite fazer o que está a seu alcance, abrange somente 17% do público. ou seja, conforme lembrou Cortella em sua dissertação, há necessidade de se refazer o trabalho de conscientização na mídia. “É preciso criar desejo pela causa; precisamos querer que tudo isso seja querido”, disse , pois há na chamada nova geração toda uma falta de preocupação com as gerações futuras. “O trabalho do Dossiê é nos fazer pensar”, afirmou o escritor.

de acordo com José Wilson Fonseca, diretor superintendente da MTV, o conceito de sustentabilidade já permeia toda a programação da emissora, e a tendência é que esta presença se amplie mais ainda a partir de agora.

Nenhum comentário: