segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Michel Mafessoli em Santa Catarina

somos encantadas com o projeto Santa Catarina Moda Contemporânea – SCMC, pela possibilidade de integração entre a na comunidade acadêmica e o mercado. o objetivo é trazer o frescor criativo dos estudantes para a indústria que por sua vez proporciona vivência profissional para esses futuros profissionais.além das atividades institucionais que envolvem o desenvolvimento do projeto anualmente, o conselho do SCMC oferece atividades gratuitas e abertas ao público.

hoje a partir das 19hs, em Blumenau, o sociólogo professor da Sorbonne, Michel Maffesoli, trata do papel da moda dentro da sociedade pós-moderna a partir de seu artigo “Le devenir mode du monde”, publicado na revista Metaphysique de La Mode, editada pela Universidade de Bruxelas.

terça, a partir das 19h30, ele apresenta a conferência "O ritmo da vida na pós-modernidade: o reencantamento do tempo”, no Centro de Eventos da UFSC. a conferência é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC e pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Enfermagem, Quotidiano, Imaginário e Saúde de Santa Catarina (NUPEQUIS-SC).

Mafessoli discute a contemporaneidade de forma provocativa, levantando questões da pós-modernidade, suas nuanças que se mostram no dia-a-dia das relações sociais. aborda temas como a formação de tribos, a violência, a solidariedade orgânica, a efervescência social, a tecnosocialidade, a força da imagem e do imaginário, a ética da estética e dos afetos. reflete também sobre o mundo dos shoppings, dos reality shows, sobre as paradas gays, o uso dos piercings e tatuagens, os blogs, grafites, a tecno music e as raves.

Nenhum comentário: