segunda-feira, 8 de setembro de 2008

somos orbitantes

há quase um mês, estivemos em Pomerode a convite da querida diretora do Orbitato, Celaine Refosco, para prestigiar a primeira edição do Diálogos Criativos, inaugural com o criador de moda Ronaldo Fraga; com a professora da FAAP e Coordenadora Pós-Graduação Orbitato, Sandra Harabagi; com o empresário da Maré Cheia e recém-empossado presidente do SCMC, Jaison Bogo; e com a diretora comercial da Cativa, Cátia Maria Sprung.

a experiência foi curiosa e rica por diferentes aspectos.
mesmo acelerando de Florianópolis a Pomerode, o caminho sinuoso vai preparando o corpo e a cabeça para um ambiente, uma troca e um ritmo diferentes. a arquitetura enxaimel, o cheiro de orvalho, o movimento das ruas de paralelepípedo, o silêncio.

Cátia era a única pomerana. todos os demais participantes, cerca de 30 pessoas, vieram de outras cidades e até Estados para participar do que foi um papo entre profissionais de áreas diversas de um mesmo segmento, trocando informações, vivências, impressões.

ao final do bate-papo oficial, conversamos informalmente com Ronaldo :: que admiramos pela moda social, poética, artsy e folclórica ::, ele de BH e nós de Floripa, conhecidos de década, concluímos que essa imposição da pós-modernidade de se ter de estar em metrópoles para uma produção, exposição e reconhecimento efetivo de sapiência e arte está definitivamente obsoleta.

somos a favor de realizar onde quer que seja, da preciação do mundo com sentido mais apurado e mais profundidade, da verdade na criação de produto e comunicação do mesmo, de herança e de cuidado com o futuro.
e no mais, o que seriam dos notórios criadores e pensadores antigos e modernos encafifados em cidadelas e ainda offline?

Orbitato se define como um Instituto de Estudos, portanto de encontro, em arquitetura, moda e design e suas relações prementes: qualidade ambiental, social e cultural, a partir das habilidades: criar, gerir e produzir. propõe-se como espaço integrador entre as áreas e os diferentes aspectos do conhecimento, das estruturas sociais, das instituições e de pessoas. e trabalha por isso, aceitando todas as parcerias alegres e construtivas.
conheça detalhes do projeto e dos cursos direto no website e no blog www.orbitato.blogspot.com.

Nenhum comentário: