segunda-feira, 27 de outubro de 2008

murketing!?


já ouviu falar no marketing que vem das ruas? atento a esse movimento o jornalista do New York Times, Rob Walker, lançou o livro Buying In, algo como “Comprando a idéia”, onde defende que os consumidores de hoje nunca estiveram tão predispostos ao consumo nem se engajaram de maneira tão intensa na construção das marcas.

esse novo comportamento, chamado por ele de murketing, seria a união das palavras “marketing” e “murby”(nebuloso em inglês). o termo, segundo o autor, sintetiza um pensamento de que as marcas se dedicam a construir uma relação de cumplicidade com o consumidor , em que as armas mais eficazes passam longe de campanhas convencionais na TV.

segundo Walker, algumas marcas já perceberam essa tendência e estão adotando táticas analisando os sinais vindos das ruas e optando por mensagens mais sutis em suas estratégias de persuasão. um exemplo citado sempre nas suas entrevistas é o da marca All Star.
a empresa ganhou fama no começo do século 20, através do jogador profissional de basquete chamado Chuck Taylor, tornando-se um dos primeiros atletas a fazer propaganda de um produto. logo a Converse se tornou líder em calçados esportivos. com a chegada de grandes marcas nos anos 80 como Nike, por exemplo, onde o principal atrativo era a tecnologia, a Converse foi perdendo mercado chegando quase a sua falência. o que salvou a Converse foi o fato de, aos poucos, os próprios consumidores começarem a associar o All Star a uma aura de contestação e descompromisso, e foi o motivou que levou a Nike a adquirí-la em 2003.

com a fama de “descolada”, a Converse alcançou novos públicos e se manteve no mercado. hoje, a própria empresa se vale desta imagem em suas campanhas, com a contratação de ídolos como Julian Casablancas, vocalista da banda Strokes. segundo Walker, as empresas precisam estar atentas aos grupos de consumidores que inesperadamente podem dar sentido a um produto.

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