estudar as tribos de consumo é fundamental para estabelecermos estratégias para nossos clientes. hoje, saber que o consumidor de determinado produto pertence à classe A, tem entre 18-25 anos, é predominantemente do sexo feminino, já não é mais suficiente.
de olho nestas informações, descobrimos um estudo recente feito pela agência de publicidade Young & Rubicam. a pesquisa é realizada a cada dois anos, e 350 mil pessoas são entrevistadas. segundo a pesquisa, o mundo todo resume-se a sete tipos de consumidores:
“mainstreamer” – é fiel a marcas tradicionais e prioriza a segurança e a família – é predominante em 42 países. no Brasil representa 26% da população.
“aspirer” – é o consumidor materialista, que busca status, ostenta marcas (mesmo que não tenha dinheiro para isso). essa tribo representa 24% da população.
“succeeder” – é empreendedor, compra menos, não gosta de exibir grifes, mas escolhe o melhor. ele representa 19% da população.
“explorer” – é o rótulo dado ao público inquieto, aberto a novidades e jovem de espírito, seja de 18 ou 60 anos. representa 10% da população.
“reformer”- é intelectual, o menos materialista de todos os perfis, opta por produtos político e ecologicamente corretos. representa 9% da população.
“resigned” - avesso a inovações e tecnologia, preocupa-se em preservar as raízes. representa 6% da população.
“struggler”- não acredita nas instituições, em propaganda e consumo, é imediatista, e sua compra está relacionada ao preço e a uma gratificação instantânea. também representa 6% da população.